loading...

 

SICOOB AC CREDI APOIA PROJETO DE FORMAÇÃO DE COSTUREIRAS EM VALADARES

 

 

 

Na noite de terça-feira (12), às 18h, no auditório da FIEMG Regional Rio Doce, ocorreu a solenidade de entrega dos certificados às alunas concluintes da 1ª turma do curso de Costura Industrial e Vestuário, beneficiadas por uma parceria entre: Senai, FIEMG Regional Rio Doce, Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sinvest/GV), Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Associação Comercial e Empresarial (ACE/GV) e Sicoob AC Credi, que resultou na qualificação de 19 mulheres em atividades relacionadas à costura de roupas em larga escala.

 

 

A proposta da parceria foi fomentar um projeto que gerasse trabalho e renda, incentivando o aprendizado de um novo ofício e que, a partir do conhecimento adquirido, pudessem gerar a própria renda.

 

 

Para isso, em 2018 foram ofertadas 20 vagas no curso de qualificação em Costureiro Industrial do Vestuário do Senai, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, interessadas em aprender a costurar. O curso foi subsidiado pela Sicoob AC Credi, com o apoio da ACE/GV, que acreditou no projeto e viu também a possibilidade de trabalhar nas alunas, o sentimento de empreendedorismo e cooperativismo.

 

 

Durante 200 horas as alunas aprenderam a costurar em máquinas industriais (reta, duas agulhas e ziguezague, overloque, entre outras), modelar peças do vestuário sob tabela de medidas, além de conhecer as etapas da confecção e a montar peças do vestuário, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

 

 

Após o curso, algumas alunas já foram encaminhadas para algumas indústrias. Em 2019, haverá processo, para que as interessadas em trabalhar fora de casa, tenham oportunidade de prestar serviços em uma empresa.

 

 

Elizabete Lopes, uma das alunas certificadas e por coincidência, aniversariante do dia, afirmou que não poderia ter recebido presente melhor. “Eu sempre tive vontade de ser costureira e quando surgiu a vaga, mesmo com muitas candidatas, eu não poderia deixar de me inscrever, afinal, deu certo! Agora sou costureira e ao contrário do que muitos pensam, além de atuar somente como autônoma, posso trabalhar em grandes indústrias e futuramente me tornar uma empreendedora, abrindo meu próprio negócio, “disse.

 

 

Para o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob AC Credi, Ivo de Tassis Filho, apoiar esse projeto é motivo de muito orgulho e satisfação. “Quando nos unimos em benefício de todos, fortalecemos o espírito cooperativista e trazemos desenvolvimento para a nossa comunidade. Hoje, formamos mão de obra qualificada e amanhã, geramos oportunidade de empregos e renda para muitas famílias. “ comenta.  

 

 

Desejamos sucesso às novas costureiras e que projeto continue formando alunos no decorrer de 2019.